terça-feira, 3 de novembro de 2009

Para Lenise Pinheiro e Nelson de Sá

(comentário postado no Blog Cacilda no dia 11/10/2009)

Oi, Lenise. Oi, Nelson.

Passo os meus meses e anos no palco e na empresa, vou do escritório de produção pro ateliê de criação. Às vezes consigo fugir por alguns minutos do Outlook, do Word, do Safari e vou passear pelo Cacilda. Quero aproveitar minha folga pra declarar o meu respeito e admiração pelo trabalho que vocês estão fazendo. Tuas fotos, Lenise, são emocionantes. Não sei que lente secreta ou abençoada é essa que tu usas, mas muitas vezes, dá pra ver a alma. O Nelson tem um ponto de vista panorâmico, respeito e bom senso, os comentários são embasados e incisivos, por isso, relevantes. Este é um momento muito especial na história do teatro brasileiro, é tempo fértil, tem centenas de peças em cartaz, do udigrudi ao clássico, tem novos dramaturgos e encenadores de todos os estilos, tem artistas arrebatadores e oportunistas tediosos, tem obras originais e produtos da indústria do entretenimento. O fato é que o Teatro está mais perto da vida e do bairro das pessoas de todas as classes. Tanto é, que tem muita gente registrando este momento na imprensa, na internet, dando opinião, esclarecendo, fazendo confusão, revelando os novos gênios, os fenômenos da ocasião e, muitas vezes, descartando o nível cultural, o mérito, a originalidade artística e o talento de grandes artistas do teatro brasileiro.
Mas o bom mesmo, é que registrando este momento, também tem gente que conhece a arte teatral por dentro e por fora, que se mantém interessado e entusiasta, gente como vocês dois que amam de verdade o Teatro e por isso vocês devem estar se virando em 8 pra poder assistir, comentar e divulgar tantos espetáculos, estejam eles num palco elisabetano ou no meio da calçada. O grande diferencial é que vocês torcem pelo teatro.
E neste tempo, há momentos confusos e desconcertantes, como quando nos deparamos com o Sérgio Malandro na capa da Revista Trip. A gente paralisa, nossa boca abre - não tem sinapse que consiga fazer esta associação de conceitos - paramos de entender e mergulhamos na certeza de que o mundo acabou.
Por isso, eu também torço muito por vocês, pra vocês conseguirem, sempre, manter está capacidade divina e generosa, de tentar estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
Nelson e Lenise, vocês estão plugando mais spots, afinando os focos e iluminando melhor este palco, pra contar a mais confiável versão da cena 1980 até a cena 2040 da história da arte brasileira .
BRAVO!!! BEIJOS!!!! BOA SORTE!!!!

Grace Gianoukas

Nenhum comentário:

Postar um comentário