sexta-feira, 16 de julho de 2010

Proibição do uso da burca na França...Conquista feminina?

O parlamento francês acaba de aprovar uma lei que prevê multas e punição para a mulher que ousar usar uma burca em território francês. Entre os argumentos do governo francês, o mais forte é o de a proibição é uma conquista para as mulheres, poisa burca é um símbolo da opressão do homem.

Sabe o que me vem à mente diante deste assunto de proibição da burca ? A novela “Dallas”: não acaba nunca, não evolui filosoficamente, roteiro maniqueísta, com os pais severos e/ou malvados, mulheres idiotizadas, os galãs bonzinhos e sensatinhos lutando pelo bem-estar, pela liberdade das mocinhas aprisionadas… Se engalfinham os machos de todas as crenças pra provocar gratidão, admiração e tesão nas fêmeas. Claro que todos os envolvidos na trama, como vilões, galãs, autores e os expectadores, partilham uma mesma ideologia… Aquela certeza de que estas mocinhas serão felizes quando os galãs conseguirem libertá-las e comê-las… O anseio da mocinha injustiçada era a liberdade para viver e amar… Ou seja , o falo é tudo… Esta polêmica do veste burca, tira burca é jurássica, tão antiga quanto o algodão e o tear… Quem tem que decidir se vai usar ou não a burca é a própria envolvida no assunto. Qual que é? Essas mulheres muçulmanas por acaso são todas doentes, ou aleijadas? Tem alguma deficiência mental ou apatia emocional que as torna incapazes de dar um chega pra lá nessa gente que quer decidir tudo por elas? Caso estejam incomodadas, essas mulheres, tem que chegar até o próprio limite de suas capacidades de aceitação. Quando elas não aguentarem mais que os outros decidam por elas, certamente terão a iniciativa de mudar as tradições. Só elas podem tomar uma atitude pra dar um basta nessa palhaçada da obrigatoriedade do uso de burca. Vamos deixar de ser paternalistas, se o povo do ocidente quer fazer caridade, existem causas mais nobres e urgentes no terceiro mundo, como por exemplo, matar a fome das pessoas na África, ou melhorar a condição de vida dos Saarauis que vivem num campo de refugiados… Ou salvar o planeta… Se eu tivesse nascido num lugar onde eu fosse obrigada a usar bolsa Lui Vitton, ou a pintar o cabelo de loiro, colocar silicone e botox , fazer dieta, não ter celulite ou rugas, a malhar e assistir Sex and the city, reality shows, Ana Maria Braga, Pânico ou novela de TV, ou a ouvir axé e neo emos... Eu já teria começado uma revolução… Poderiam me apedrejar, me fazer apodrecer numa solitária, ou me condenar à morte na fogueira em praça pública… Eu morreria feliz pois infelicidade, pra mim é deixar de pensar originalmente, é não ter individualidade, nem opinião própria, é não conseguir concluir, nem escolher… Eu não tenho preguiça nem medo de arcar com as consequências das minhas atitudes… Ninguém tem a capacidade de sentir o mundo por mim, por isso ninguém pode decidir por mim... Se eu não tiver o direito de ir, me arrebentar, lenvantar, acertar, e tornar a cair... Prefiro não ficar viva.
beijo Grace

7 comentários:

  1. O pior de tudo é que questões como esta do parlamento francês se "vestem", na mídia, de "conquistas femininas/feministas" e têm palhaços e palhaças batendo palmas por aí!
    A questão cultural é muito forte nesse aspecto. Quem é o Ocidente, ou seja, a Europa e (sempre) os E.U.A. (sim, pois eles se consideram "O" Ocidente) para se meter na cultura oriental?? Se usar burca é uma coisa inadmissível, são elas lá que têm que perceber!
    Dá-lhe Grace! Ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Damn Grace!!!
    Mto bom aih!
    Curti bastante o final.

    ResponderExcluir
  3. Excelente dissertação. Realmente a originalidade é algo que deveria vir como "pré requisito humano" desde a base genética de cada indivíduo... seja pessoa ou animal =S

    ResponderExcluir
  4. Só a hipocrisia humana pode dizer que máscara é véu.

    ResponderExcluir
  5. ...deixar de pensar originalmente, é não ter individualidade... Exatamente isso!

    ResponderExcluir
  6. Apesar de a minha opinião não ser a mesma que a sua (acho que a proibição da burca é um tipo de violência), adorei o que vc disse.
    Paulo

    ResponderExcluir
  7. Vim parar no seu blog por acaso, mas agora entendi o motivo.
    Esse post foi tão lúcido. Traduziu algo ainda mal digerido no meu dia.
    Obrigado por compartilhar suas opiniões.

    ResponderExcluir