quinta-feira, 18 de março de 2010

Entrevista publicada em 09/02/2010 na revista Trópico do UOL

Tive a honra de ser entrevistada por Álvaro Machado, jornalista,autor e editor da Ópera Prima Cultural,para a revista Trópico do UOl.
Como a entrevista é longa, aqui no "Tô bem ridícula" copiei apenas o texto de introdução do Álvaro. Abaixo postei o link pra quem quiser ler a entrevista.

http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/3166,1.shl

1 a.r.t.e.
TEATRO
Humor sem humilhação
Por Alvaro Machado


A atriz Grace Gianoukas
Divulgação
A atriz Grace Gianoukas, de “Terça Insana”, conta como uma bactéria deslanchou sua carreira e protesta contra a prepotência no palco


Palcos paulistas e cariocas anunciavam, em dezembro de 2009, uma catadupa de pelo menos duas dezenas de comédias "stand up", gênero que historicamente pode ser referido à arte solitária dos menestréis medievais e a apresentações em feiras norte-americanas, já no século XVIII. Em última análise, entretanto, esse nome e seu formato atual como espetáculo tornou-se popular há 50 e poucos anos, em bares e teatros dos Estados Unidos.
Nos roteiros teatrais paulistanos, o muito copiado espetáculo “Terça Insana”, da atriz Grace Gianoukas –completando dez anos em cartaz em 2011–, também costuma ser anunciado como "stand up", para descontentamento de sua criadora.
No Rio, um grupo que, a exemplo do “Terça”, excursiona por capitais, escolheu como nome a tradução ao pé da letra do termo "stand up comedy": o “Comédia em Pé” exibe-se com quatro atores que, à maneira do cinema dinamarquês recente, afirmam obedecer os itens de uma lista-dogma para atingir total despojamento.
O conceito "stand up" aponta, na origem, a motivação de alguém que se levanta para declarar, publicamente, algo que considera importante. Confissão, desabafo. Na memória histórica recente, o gênero poderia estar conectado aos terrificantes auto-exames públicos de consciência nos países de doutrina marxista, atrás da Cortina de Ferro, entre as décadas de 1930 e 1960.
Na cultura nova-iorquina recente, sobretudo de raízes judaicas e irlandesas, é como se esses exercícios de mortificação adquirissem contornos de absurdo metafísico. Nessa vertente, as falas que Woody Allen dirige à câmera nos filmes de sua safra vintage são o exemplo de mais fácil lembrança.
No Brasil, “confissões” que se tornam motivo de riso podem ser conferidas, hoje, não apenas em teatros convencionais, mas também em casas de shows e espaços alternativos. Com risos regados a cerveja (nos chamados halls) ou a seco (em teatros e auditórios de modelo italiano). Com atores popularizados pela TV ou saídos do próprio "stand up" para a telinha, e daí retornados, à maneira de filhos pródigos. Com gente de sólida formação em artes cênicas ou bacharelada em programas de “pegadinhas” no rádio. Como nas antigas feiras públicas, por aqui o rótulo abriga, enfim, de tudo um pouco, com infeliz predominância de humor chulo e preconceituoso, enraizado em velhos programas de TV.
Mas por que tanta gente que tenta fazer rir falando de sexo, casamento, trabalho e política à maneira brasileira lança mão, sem dor de consciência, dessa expressão cunhada na fria América do Norte para um tipo muito específico de show? E o que pensa de tudo isso a responsável pelo fenômeno da multiplicação dos solos de humor, Grace Gianoukas?
Independente do número de similares que sobem à ribalta, seu fundamento teatral, revisado periodicamente com temas na ordem do dia e novos colaboradores, lota religiosamente o Avenida Club, na região oeste de São Paulo. Para os que têm preguiça de salões por onde circulam garçons, é possível avaliar a função por meio de dois DVDs, já cooptados pelo circuito nacional de camelódromos.
Comparados ao textos da maioria dos espetáculos ditos “stand up”, os quadros escritos por Grace e Cia. apresentam infinitamente mais ambiguidades de humor, referências cultas e crítica social. Situam-se a meio caminho entre o "one man/woman show" e a carpintaria teatral. Sempre insuflada pela força histriônica de sua líder, a “insanidade teatral” já contou em suas fileiras com nomes como Marcelo Médici,Graziela Moretto e Luis Miranda, hoje com suas próprias casas cheias.
Na entrevista a seguir, a gaúcha Grace revela por que entrou na "lista negra" da TV Globo, conta como uma bactéria deslanchou sua carreira e explica por que detesta comédias que promovem a humilhação alheia. "Tu assiste a muita prepotência no palco. Pessoas que declaram coisas assim: “Gente de Rondônia tinha que ser morta, que gente feia!”. Isso é lá engraçado?!", protesta.
LINK http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/3166,1.shl

16 comentários:

  1. Adorei esta foto!!!!! Estás liiiiinda!!!!

    ResponderExcluir
  2. Metira que eu achei vc!!! Eu adoro vc! Adoro o seu trabalho,acho vc muito inteligente e faz humor de uma maneira muito gostosa também!
    Caramba vou virar sua seguidora,agoorra!!!
    Um beijo e mais sucesso!

    ResponderExcluir
  3. AI AI AI.. GRACE GRACE GRACE... QUE MAGNITUDE VOCÊ É... AMO TUDO , TUDO TUDO TUDO TUDO TUDO TUDO QUE VC FAZ MESMO.. BJUS MINEIROS

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Graaace do Cééu

    Admiro seu trabalho a tanto tempo!

    Bom ter uma oportunidade pra dizer como tu é brilhante!

    Bom que o Terça vai vir aqui pro sul!!!

    Sucesso sempre!!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a entrevista, adorei! E concordo com a Lindsay, tu estás linda nessa foto.

    ResponderExcluir
  7. Sabe, mulher; Você me faz sorrir! Klaro que rir também, mas bem mais sorrir, quando a gente se cruza sem querer por aí! Gosto da tua pessoa assim, no fluído, no olhos bandidos. Um grande beijo e te cuida.
    Paulo de Tharso

    ResponderExcluir
  8. Tomei a liberdade de postar teu texto no meu twitter e facebook. Tuas idéias têm a exata proporção do teu talento.

    beijos gaudérios,

    Zé Adão Barbosa

    ResponderExcluir
  9. Meu DEUS, eu vou te assistir amanhã aqui em Pelotas, nem acredito! Sou seu fã desde a época da Cinderela, eu baixava no meu celular e "chorava" como um louco assistindo caminhando na rua. E agora estou tão perto de vê-la... parece mentira!
    Grace, te desejo muitas e imensas vitórias em sua vida. És bela, carismática, fantástica e um delicioso ser humano.
    Vou te aplaudir de pé.
    Mil beijos de um eterno fã filho-da-putinha.

    ResponderExcluir
  10. ótima entrevista, achei digna!
    Vou te seguir por aqui, beijos
    K.

    ResponderExcluir
  11. Oi Grace, tudo bem?
    Fantástico o show em Pelotas, mereceu a casa lotada (e olha que aqui nós temos uma deficiência crônica de bons shows)e foi muito legal ver além do talento de vocês (já comprovado milhares de vezes em dois DVDs e sei lá, 300 mil vídeos no Youtube)a simpatia que vocês demonstram ao vivo.
    Espetacular.

    Como aqui nesta terra também tentamos o humor (e que outro remédio para a vida), mando um pequeno curta youtubístico realizado por nós:

    http://www.youtube.com/FabioDavidOchoa#p/u/4/Lxdl5c1mgVw

    Espero que goste e se divirta.

    Beijo grande e até a próxima terça, sexta, quarta ou quinta Insana que aportar por aqui.

    ResponderExcluir
  12. Assisti ao Terça Insana aqui em São Paulo. Gostei muito (embora naquele dia em particular você não estivesse muito bem ... estava mto irritada com alguma coisa).
    E o que me encantou foi justamente o que você menciona na sua entrevista ...
    Não gosto de standup comedy no modelo americano moderno, que agride o "outro" (deve ser uma reação ao extremismo do politicamente correto).
    Acho humor auto-depreciativo (mais no estilo inglês) mais inteligente e elegante. Nos deixa livre para rir.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Vida da ator está longe de ser uma comédia ...
    Se fosse fácil, eu te pederia emprego.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Bah, parabéns pelo trabalho. Já sou fã há alguns anos e agora pude assistir em Porto Alegre (10/04/2010). Foi sensacional! Senti falta da adolescente e do Zildo, que também são ótimas personagens. Mas não dá tempo pra tudo... Não acreditei que foram 2 horas de espetáculo e eu nem vi o tempo passar. Dá mais orgulho de ser gaúcha quando vejo talentos dos pampas fazendo humor de qualidade (tão raro hoje em dia). Parabéns de novo!

    ResponderExcluir
  14. Grace, você é ÓTIMA!!!! Há luz no fim do túnel pra um humor de qualidade!!! Parabéns e vida longa ao Terça insana! Espero que venham logo pra Ribeirão Preto!!!

    ResponderExcluir
  15. GRACE VOCÊ É ÓTIMA!!!

    =)

    ResponderExcluir